Na colorimetria, o metamerismo é a correspondência de cor aparente de objectos com diferentes distribuições de potência espectral. Quando um dado objecto está submetido a diferentes tipos de luz percebe-se a mudança na cor. Este fenómeno é conhecido como Metameria. O Metamerismo ocorre quando um par de objectos apresenta a mesma cor sob determinada fonte de luz e cor diferente quando visualizado sob outra fonte de luz.
Determinar observadores médios, uma "pessoa ideal" resultante de uma estatística feita sobre observações do espectro visível realizadas por um enorme número de pessoas reais.
O espectro visível da luz é o nome atribuído à gama de comprimentos de onda de energia irradiada pela luz que o olho humano pode distinguir e a expressão quantitativa destes comprimentos de onda é medida através de nanómetros. O que percebemos como cor são as diferentes frequências do espectro luminoso, entre 400 e 700 nanómetros.
A compreensão do significado físico da cor é iniciada com a investigação de Isaac Newton (1642-1727), físico e matemático Inglês que, com um prisma óptico, analisou o espectro visível da luz solar, demonstrando que esta é formada por um conjunto de radiações visíveis que vão do vermelho ao violeta. Com a ajuda de um prisma de três faces, mostrou que a luz branca podia ser decomposta nas 7 cores do arco-iris.